Tarot e Astrologia na Terapia por Ana Lucia Montenegro

A terapia holística com o uso do tarot e da astrologia pode ser usada para a resolução de diversas questões. Ela auxilia nos tratamentos de forma completa, buscando equilibrar o campo físico, emocional e energético, despertando a consciência da pessoa sobre o seu papel no meio em que vive.

O tarot é um jogo composto por 78 cartas, sendo 56 cartas chamadas de arcanos menores mais 22 cartas chamadas de arcanos maiores, onde estão impressas imagens que simbolizam, na psicologia, arquétipos atuantes tanto no inconsciente pessoal quanto no coletivo.

Na sessão de terapia, utilizando o tarot como apoio, os processos de cura interior se agilizam, pois a imagem fala diretamente ao mundo interior da pessoa, comunicando-se através de símbolos profundos que estão presentes no inconsciente de todos nós.

O simbolismo das cores, do movimento, do olhar, do cenário de cada carta revela muito sobre o estado interior, os pensamentos, sentimentos, ações e desafios diante do mundo de cada pessoa. Pois, quem influência diretamente na escolha das cartas, é o inconsciente do cliente. Em função de tudo isso, hoje o tarot é trabalhado com uma abordagem mais terapêutica do que divinatória.

Já a astrologia é o estudo do mapa astral da pessoa que mostra a posição do sol, da lua e dos planetas em relação à Terra no momento do seu nascimento. De acordo com a astrologia, a posição dos astros no momento do nascimento diz sobre as virtudes e desafios que ela poderá ter ao longo da vida, e também direciona sobre o seu projeto de vida/alma.

O conhecimento do mapa é dinâmico e ajuda a pessoa a direcionar a própria vida e a tomar decisões mais acertadas, além de ser uma ferramenta muito boa para o autoconhecimento.